sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Palestra sobre DSTs

  Na UPP de análise de situação de saúde e vigilância à saúde I, ministrada pela professora Stela, foi nos proposto uma atividade relacionado a algum grupo alvo que fosse interessante e ligado ao assunto da UPP (Doenças transmissíveis).Nossa palestra foi na Instituição Estadual Rio Branco onde conversamos com alunos do segundo grau.
  O tema escolhido foi "Mitos dos banheiros públicos relacionada as DSTs", falamos sobre duas doenças sexualmente transmissíveis: Sífilis e Gonorréia.
  Ao decorrer da palestra entre perguntas dos alunos, conseguimos verificar grande interesse no conhecimento destes assuntos e que realmente é muito bom ressaltar com realidade estes temas, sermos mais didáticos na hora de passar as informações e sempre fazer com que o público interaja dentro da apresentação.
  Várias dúvidas foram sendo esclarecidas durante o momento e na melhor forma possível fomos explicando para que todos ficassem cientes em relação ao conhecimento de seus corpos, aos exames preventivos, as formas de tratamento e as proteções para que não seja contraído.
  Ao final da apresentação montamos um QUIZ e separamos a turma em dois grupos, nosso objetivo era verificar o que haviam compreendido sobre as doenças, e foi muito interessante.Os alunos por serem bem comunicativos, mostraram a capacidade em aprender e de uma forma divertida passamos a mensagem de uma boa prevenção e a relação com seus parceiros.
  Fora nossa palestra, outros grupos fizeram suas apresentações no colégio e o resultado final foi bem motivante, pois pelos relatos de cada turma a gente pode ver o quão foi interessante abordar os assuntos.Falando com a professora Stela, ela nos comunicou que estava planejando uma "Gincana da Saúde" com os alunos e que gostaria que nós, do 2º semestre, fizéssemos a organização.A ideia foi muito bem-vinda e já estamos com muitos planos para colocar em prática!


"O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas." (Peter Drucker)



Beijos da Futura Sanitarista,
até mais. ♥



    sexta-feira, 3 de outubro de 2014

    Eleições 2014

      Pois bem, cá estou eu falando sobre as eleições.Será que todas aquelas manifestações serviram pra dar um "empurrãozinho" no povo? Ou estou engada? Mais uma vez vejo os índices do mesmo governo criticado, nos protestos, em primeiro ou em segundo lugar nas pesquisas.Claro que há muita manipulação da mídia para que estes que estão em 1º, 2º e 3º lugar, seguido por Marina, Aécio e Dilma tenham maior visibilidade.
      Meu voto é para grandes mudanças e a candidata que escolhi para votar neste primeiro turno me mostrou elas.Luciana Genro, ela mesmo! Aquela que prega pelos direitos humanos, da família, direitos da mulher, direito dos homossexuais e que coloca com convicção o que quer.
      Por ser gaúcha ela me mostra que não tem papas na língua e que não poupa tempo para correr atrás de seus objetivos, e eu gosto deste tipo de atitude, ela me transparece isto.Seus discursos são objetivos e mostram seu verdadeiro intuito para presidência.
      Muitas pessoas podem não concordar, pois existe muito preconceito ainda e precisamos mudar e mostrar que isso não é um problema, e sim, uma forma de unir mais todos nós em prol de uma vida melhor e organizada.
      Estava lendo sobre as eleições e me deparei com um artigo de um jornalista, referente as influências das pesquisas eleitorais para a decisão do eleitor.Já pararam pra pensar que muitas pessoas não votam em alguns candidatos a presidência por que ele simplesmente "não tem chance"? Sim, muitas pessoas pensam assim.Muitos vão pelas influências ou votam naqueles que tem mais chances de ganhar, mas do que isto adianta? Teu voto faz a diferença, então coloca ele com consciência nas urnas e não se deixe levar pela "maioria".
      Garanto que após as eleições estes mesmos que votaram no candidato que não queria de fato irá protestar nas ruas falando do governo (isso está certo?).
      Pois então, o povo brasileiro precisa ler mais, analisar mais, ter senso crítico nas suas escolhas, e acima de tudo personalidade! Pra mostrar que cada um de nós temos voz e não somente uma pequena quantia da população pode dizer em quem podemos ou não votar.
      Abre o olho eleitor! Falta pouco e precisamos de ti, temos que reivindicar a melhoria de diversos setores, aqueles que você protestou ano passado.Esses mesmos! Pela saúde, pela educação, pela transparência e pelo crescimento do Brasil.

    Nós podemos juntos mudar tudo isso.

    Segue o link do artigo que havia comentado logo a cima: 
    http://www.laparola.com.br/eleicoes-2014-luciana-genro-e-eduardo-jorge-empatam-com-32-pastor-everaldo-cai-para-11-pouco-a-frente-de-marina-dilma-e-aecio




    Beijos da futura Sanitarista,
    Até a próxima.



    quarta-feira, 1 de outubro de 2014

    Aula de análise de situação de saúde e vigilância à saúde I 

      "Recebemos a visita de um médico haitiano chamado Jean Liberal em uma das aulas de vigilância a saúde ministrada pela professora Stela."

        Nesta aula, Jean nos mostrou quais os problemas vistos por ele dentro da gestão de nosso país e que do lugar de onde veio não se tinha.Dentre estes fatores surgiu o assunto da gestão em certos ambientes da saúde, todos relacionados ao SUS.O que Jean se impressionou é que, quando veio a Porto Alegre trabalhar em uma das Unidades Básicas, se deparou com diversos casos relacionados a vida sexual dos gaúchos e que há grande predominância destas doenças sexualmente transmissíveis aqui no nosso estado.
        O médico relatou também do cuidado integral do paciente, que por muitas vezes não é bem atendido, ou então não se faz os procedimentos totalmente corretos para que se tenha uma boa recuperação e não agravos em seu estado clínico.
        Por fim, o Dr. Jean Liberal falou que o Brasil tem condições sim de ter uma boa infraestrutura e bom atendimento pelo SUS, pois somos a 6ª economia do mundo, o que precisamos mesmo é de bons gestores para uma melhora na organização e cautela no atendimento aos pacientes (Não importando o caso ou a situação em que se encontra).
        Falou de sua trajetória na Espanha e que a relação médico/paciente é bem diferente, pois caso um dos médicos não tenha feito algum procedimento ou o próprio atendimento bem feito, prejudicando a saúde do paciente, ele é denunciado e em pouco tempo já é retirado de sua atividade.
        Todos nós, sem exceção, precisamos analisar mais nossos direitos e não deixar passar em branco algo que temos que receber.Se informar e correr atras de muitos destes objetivos de melhora dentro SUS e muitos outros da área social é preciso, sempre! 



      Beijos da futura Sanitarista,
      Até logo.