segunda-feira, 29 de junho de 2015

Planos Municipais de Saúde

  Na Unidade De Planejamento, Gestão E Avaliação Em Saúde II com as professoras Liane Beatriz Righi e Adriana Roese tivemos a oportunidade de analisar Planos municipais de Saúde em grupos de 4 estudantes. Meu grupo escolheu São Leopoldo/RS, um município grande e com diversos serviços, desde a atenção básica aos mais especializados. No começo ficamos receosos em como começar, mas depois com tantas leituras e olhar crítico nós conseguimos formular um belo trabalho para apresentação e também debates pertinentes para a UPP e nossa Graduação em Saúde Coletiva.

  A vivência com planos municipais de Saúde fez com que as análises situacionais ficassem em evidência, mostrando nosso poder crítico em achar erros, ou talvez, deslizes ao colocar informação desconexa e incerta para suas metas/indicadores.

  É importante ressaltar que todos os grupos mostraram pontos positivos e negativos e que conseguimos tirar conclusões para que no futuro, se tivermos a oportunidade de fazer parte desta questão de construção ou aprimoramento, pudéssemos agregar nestas atividades.



Beijos da futura Sanitarista,
Até logo ♥.




quinta-feira, 25 de junho de 2015

Debates Interprofissões:

   Hoje tivemos um debate sobre as interprofissões de Saúde e como se tem influências uma com a outra dentro de nosso sistema. Recebemos a visita de um Graduando em fisioterapia, medicina, nosso colega de Saúde Coletiva, um enfermeiro, uma psicóloga e uma farmacêutica. 

  No decorrer do debate pude ver o quanto as formações ainda estão "engessadas" sem nenhum tipo de ligação entre os estudantes e uma didática antiga, com poucas atualizações modernas, incluindo os direitos de grupos diversos (parto humanizado e dentre outras escolhas importantes pra vida de todos os cidadãos).

   O estudante de medicina, que foi convidado para debater sobre estes problemas frequentes nos mostrou abertura ao novo, além do conhecimento biomédico, o que nos fez ficar surpresos. Em relação a sua opinião ao parto humanizado, ele foi bem direto: "Sou a favor da livre escolha da mulher, que ela possa escolher o que for melhor pra ela. Eu sou  prova disto, nasci em casa e sou muito saudável. Estou aqui! (risos)"

  A oportunidade de unir opiniões distintas, analisar as didáticas desenvolvidas por outros cursos e mostrar que a Saúde Coletiva engloba tudo isto, sempre envolvendo políticas, processos de trabalho no âmbito multiprofissional, é importante. A relação de uma profissão e outra é fundamental para o cuidado integral do cidadão, pois precisamos um do outro em muito processos.

  Este debate foi proporcionado por uma turma do 5º semestre, espero que tenham mais, pois é muito bom vivenciar realidades diferentes, olhares diferentes no meio da saúde.





Beijos da futura Sanitarista,
Até logo ♥.



segunda-feira, 22 de junho de 2015

O SUS que muitos "desconhecem"

  Estava eu no trabalho, dia onze de junho, quando me deparo com uma notícia gratificante sobre o nosso SUS, a manchete da matéria dizia: "Maioria dos usuários aprovam atendimento no SUS", dei um click para ler o que realmente haviam noticiado e me enchi ainda mais de orgulho.

  Você sabia que 71,1% da população usa o SUS e que 47,9% entra pelas portas de entrada (UBS)? Muitos sem saber dos serviços que nosso sistema oferta, um dia ou outro se depara com um atendimento feito pelo Sistema Único de Saúde. Por mais que nossa mídia não divulgue, estou eu aqui fazendo este favor de compartilhar com vocês, que ainda não sabem e que DEVEM saber, pois o SUS funciona e se tudo der certo, vai ainda dar muito certo!

"Das pessoas que ficaram internadas em hospitais por 24 horas ou mais, 65,7% (8,0 milhões) tiveram esse atendimento por meio do SUS. As maiores proporções foram registradas nas regiões Nordeste e Norte: 76,5% e 73,9%, respectivamente."

  Porque a mídia não disponibilizou nada em nossas televisões? Será que estavam tão preocupados com desastres, mortes ou sensacionalismo? Será mesmo?

  Estar estudando para me formar sanitarista só me motiva lendo notícias como estas, pois com toda a luta que profissionais, a população e demais departamentos envolvidos fazem, geram resultados (muito positivos por sinal!). Ver mães felizes com seus filhos saudáveis por causa de um bom atendimento e um parto HUMANIZADO bem sucedido é "colírio para os meus olhos" e uma evolução da sociedade.

Segue o link da reportagem:
http://www.brasil.gov.br/saude/2015/06/usuarios-aprovam-atendimento-do-sus

Obrigada SUS! Obrigada Brasil! 


Beijos da futura Sanitarista,
Até logo ♥.




segunda-feira, 15 de junho de 2015

ONG Doutorzinhos


Dia 11/06/2015 recebemos a visita do coordenador deste lindo projeto. O que posso falar de tudo que ele nos mostrou? Só tenho coisas boas a falar (isso é bom, rs).

  Nossa colega Luiza Plentz tem amigos nesta ONG e achou interessante compartilhar conosco o que fazem e por que fazem. O coordenador nos explicou a trajetória e o amor que colocou em cada ação até os dias de hoje, mostrando sempre persistência e força de vontade para colocar em prática seu sonho de ajudar a ver o mundo "mais colorido".

  O que me chamou a atenção é o cuidado com cada detalhe e o amor plantado em cada atividade proposta pela ONG, como disse o coordenador "Foi difícil, começou com treinamentos e grupos bem pequenos, mas hoje esta maior, uma carga horária de treinamentos maiores e uma turma de até 30 voluntários". As atividades em hospitais e estabelecimentos que aceitaram acolhe-los recebem duplas em turnos diferentes para alegrar a vida de quem habita, talvez, um mundo doloroso, mas que com certeza pode ficar melhor com o cuidado integral, desde a parte física, mental e emocional.

  Ao decorrer da palestra e explicação de como realmente funciona a ONG, ele nos contou a melhora do estado de Saúde dos pacientes e a gratificação que tem quando os próprios profissionais de Saúde relatam a diferença no comportamento principalmente de crianças, tanto quando se comunica e como se alimentam melhor.

  Antes de entrar na Saúde Coletiva/UFRGS sempre quis fazer algum voluntariado, vi uma grande oportunidade em colocar em prática uma das minhas metas mais simples da vida, ajudar o próximo de alguma maneira. As inscrições para novos voluntários irão abrir dia 01/07/2015 e estou muito ansiosa.



"Que o desejo de ajudar o próximo consiga sempre superar o egoísmo e falta de esperança no ser humano"
              Andresa Martins Vicentini
Beijos da Futura Sanitarista,Até a próxima ♥.