Curta: Vida Maria
Este curta foi trazido pelas professoras Marilise e Adriana, responsáveis pela UPP de tutoria IV. Ele retrata a realidade de algumas famílias do nordeste, ou até mesmo de outros locais do mundo (inclusive o Brasil), onde se tem ainda um olhar muito limitado das oportunidades. Talvez não seja só o olhar, mas a realidade faz com que algumas pessoas achem que não conseguiriam e não vão adiante para mudar o seu presente e futuro.
Podemos ver que no vídeo é retratado a forma de como é passado de geração em geração o estilo de vida e o comodismo na hora das mudanças. No curta existem diversas protagonistas, dentre elas Maria, onde esta na janela aprendendo a escrever e sua mãe briga por ela não estar "fazendo nada" e que é para ir trabalhar. Maria, todos os dias, vai até o poço pegar água e fazer outros serviços, até conhecer o seu esposo, que é um homem da vizinhança e ter filhos.
O que mais chama a atenção foi que, uma de suas filhas, passa pela mesma situação de tentar estudar e ela a xinga, dizendo para ir trabalhar, como sua mãe fez quando era criança. Isto foi um espelho para ela seguir, pensando que sim, é obrigação da filha trabalhar e não aprender a ler e escrever e ter um outro futuro, diferente do dela. Logo atrás é mostrado a mãe dela no caixão e o que ela tinha deixado como ensinamento: Trabalhar para sustentar os filhos e os filhos ajudarem na casa e/ou cuidar dos bichos/plantações.
É triste saber que ainda existe pessoas que vivem em meio a tanta vulnerabilidade e poucas oportunidades e que muitas vezes as pessoas enxergam, mas não fazem nada para mudar. Temos que repensar e nos mostrar insatisfeitos com estas situações. Ter espírito de mudanças. Criar alternativas. Criticar, analisar e correr atrás de políticas públicas que desenvolvam ainda mais direitos e transparência para que estas famílias vivam com dignidade, pois todos nós merecemos.
Beijos da futura Sanitarista,
Até logo ♥.
Nenhum comentário:
Postar um comentário