quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Sistemas Comparados de Saúde
  Em políticas IV, com a professora Lisiane, estamos trabalhando os sistemas comparados de Saúde. O meu grupo foi escolhido para retratar a Saúde da Itália versus Brasil. Ao longo do processo nós podemos ver que há algumas diferenças entre os sistemas, desde o médico generalista que sempre existiu na Itália, a inexistência de Agentes Comunitários de Saúde e a recente descoberta das enfermeiras ao longo do processo do cuidado.
  Itália é constituída por diversas províncias, cada qual com suas particularidades. Suas regiões tem autonomia em escolher serviços e taxas para ofertar aos cidadãos. Cada cidadão italiano tem seu cartão de acesso onde se tem um médico fixo para suas consultas gerais e quando se precisa de algum cuidado mais complexo (oftalmologista, cardiologista etc) é preciso pagar uma taxa para se consultar.
  Em relação a promoção de Saúde o país é muito bem desenvolvido. Há um cuidado muito especial com mães e bebês, idosos e jovens. Campanhas retratando o aleitamento materno, por exemplo, é muito bem divulgado.
  É importante ressaltar que em todos os trabalhos, inclusive o nosso da Itália, nós conseguimos ver diferenças e falhas nestes sistemas. Muitos brasileiros acham que somente aqui é falho, mas não, existem muitos fluxos que são iguais, ou chegam muito perto do nosso. O SUS, por exemplo, é um sistema ainda muito novo comparado a outros países e seu tipo de atendimento. Há avanços que estão acontecendo e que irão acontecer e melhorar a vida de muitos ainda. Lembrando que boa parte das coisas é feito pelo SUS e que por pouca informação ou interesse, não enxergamos suas qualidades.

Beijos da futura Sanitarista.
Até logo, ♥.

Nenhum comentário:

Postar um comentário