quarta-feira, 21 de outubro de 2015

 

Discussão de caso

  Em tutoria IV, as professoras Adriana e Marilise trouxeram um caso de Serviço de Saúde e uma usuária para analisarmos a questão da ética profissional.
  No caso de papel foi retratado uma menina que portava HIV, por conta da transmissão vertical (de mãe para filha) e que contou para a enfermeira de seu posto de referência seu caso. A questão é, a menina estava com medo de fazer o teste e descobrir se realmente tinha HIV e não queria que seu namorado soubesse, sendo que faziam relações sem preservativo. Como a enfermeira deveria se portar neste caso? Como fazer com que a menina perdesse este medo? Como mostrar que para ela seria melhor diagnosticar e tomar as devidas providências caso o resultado fosse positivo?
  Foram diversos questionamentos levantados durante a discussão, é importante entrarmos neste assuntos, pois a ética profissional precisa ser trabalhada diariamente. O direito de aconselhamento faz parte da profissão, mas o direito de escolha é do cidadão. Para mim, em particular, ainda ficaram alguns questionamentos, que claro, ao longo da vida vão sendo respondidos. Mas o que fazer nestes casos? Somente aconselhar? Deixo minha reflexão dentre tantos acontecimentos diários que se tem nas Unidade básicas de Saúde deste Brasil, que na maioria das vezes são desafiadores e que precisam de um olhar cuidadoso e humano.

Beijos da Futura Sanitarista.
Até logo, ♥.

Nenhum comentário:

Postar um comentário